:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Na próxima quinta-feira (12), a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas – através da equipe do Santos Guimarães – realizará uma ação de controle de verminoses infantis na praça do Residencial Santos Guimarães, das 13h30 às 16h30.

O serviço terá como público-alvo crianças a partir dos 3 anos. Serão oferecidas ações educativas para a comunidade a fim de prevenir verminoses em crianças, orientar pais ou responsáveis para identificação de possíveis casos e métodos de prevenção, além de consultas médicas com prescrição de antiparasitário para as crianças – com aplicação imediata da dose.

Os antiparasitários devem ser aplicados de forma rotineira nesta faixa etária específica, e o monitoramento dos efeitos do medicamento é realizado a partir da criação de um cartão para controle e avaliação do seu uso.

Medidas de prevenção

As verminoses são doenças provocadas por diferentes vermes parasitas que se instalam no organismo do hospedeiro, podendo se abrigar no intestino, fígado, pulmões e cérebro. O Ministério da Saúde recomenda o tratamento preventivo das verminoses onde a incidência e prevalência são maiores. Medidas básicas de prevenção também são primordiais no tratamento das doenças, tais como:

Lavar constantemente as mãos das crianças, seus brinquedos ou qualquer outro objeto que elas levem a boca;
Manter as unhas dos pequenos sempre curtas;
Cozinhar bem os alimentos;
Evitar que crianças permaneçam descalças;
Não beber água de origem duvidosa;
Cuidar da higiene dos animais domésticos, visto que estes podem ser hospedeiros intermediários.

A intervenção, portanto, é essencial para reduzir os impactos das doenças parasitárias em crianças.

 

 

Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.