:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Com os objetivos de atender as demandas reprimidas e dar qualidade de vida aos homens acometidos por enfermidades, que podem evoluir em complicações sérias, a prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde realizou dois mutirões de cirurgias de média complexidade no Hospital São José, no distrito de Itabatã.

Esta ação é fruto da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri e o Hospital São José de Itabatã e foi realizada por um corpo clínico composto por profissionais altamente qualificados.

No dia 25 de janeiro, aconteceu o primeiro mutirão de cirurgias de vesícula, a colecistectomia videolaparoscópica, que com anestesia geral, habitualmente com recuperação rápida e baixos riscos quando comparado aos riscos das possíveis complicações e os muitos sintomas, entre eles a dor aguda na região do abdome, que pode vir ou não acompanhada de febre, náuseas e vômitos.

De acordo com o secretário de Saúde, o bioquímico Fernando Jardim que acompanhou o início dos mutirões, essa ação foi um pedido especial do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), que idealizava zerar as longas filas de espera por cirurgias eletivas. “O município de Mucuri oferece, mensalmente, 10 cirurgias para retirada de cálculo na vesícula. A periodicidade pode variar de acordo com a demanda, que por exemplo, tem sido intensa, porém, a equipe está atuante na resolutividade”, explicou o secretário.

Neste sábado (28), as pacientes participaram das primeiras cirurgias urológicas por vídeo do ano, com a responsabilidade do médico urologista Tarcísio Ronacher. A força-tarefa realizou inicialmente 11 procedimentos, sendo a dilatação uretral, exérese de nódulo do testículo, prostectomia, biópsia de próstata, correção de hidrocele e Ressecção Transuretral da Próstata (RTU).

Os pacientes das várias idades recebem alta no dia seguinte para continuar os cuidados gerais como repouso e curativos em casa. Vale lembrar que o paciente precisa seguir a triagem corretamente para acessar tais serviços. Ao iniciar no PSF com o médico responsável e havendo indicação cirúrgica, será encaminhado para a regulação com toda documentação específica e aguardar o agendamento da cirurgia.

 

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.