:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria de Saúde em apoio ao Conselho Municipal de Saúde promoveram a 6ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro foi realizado nesta sexta-feira (24) no Auditório Rosalvo Francisco da Silva, na Câmara Municipal de Mucuri e contou com a participação dos principais representantes da saúde pública, equipe de gestão e sociedade civil.

Para a abertura, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Lar de convivência dos idosos e voluntariado da Professora Zenaide, apresentaram o Carimbó – dança típica do Nordeste – com o grupo de dança atendido por projetos voltados para a melhor idade.

A mesa de honra da abertura desta Conferência foi composta pelo presidente da comissão de saúde da Câmara Municipal, o vereador Jonathas Gomes Azevedo “Dhow da Divisa”, acompanhado pelos vereadores Jocélio Oliveira Brito “Célio Pebas”, Aguinaldo Moreira da Silva “Aguinaldo Sem Teto”, Ademar Amaral de Souza, Andre de Jesus Flores “André do Sindicato”.

A Administração Municipal compôs a mesa com chefe de gabinete, advogado Robson Carlos Pereira Silva representando o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB) e o secretário de Saúde, o bioquímico Fernando Jardim.

Também participaram entre as autoridades da mesa o presidente do Conselho Municipal de Saúde Cristiano Correia Alves, a técnica do CIEVS Extremo Sul, a Mestre em Vigilância e Controle de Vetores Rosidalva Barreto da Silva Sousa e o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários e Endemias do Extremo Sul da Bahia, José Félix dos Reis Filho.

Com a temática “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, os profissionais da saúde buscaram debater políticas públicas dentro dos principais eixos temáticos: O Brasil que temos; O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

 

O período vespertino foi organizado para a divisão dos grupos de trabalho, que formularam as propostas, posteriormente apreciadas e votadas em plenária, visando uma interlocução entre o poder público e a sociedade, de forma a representar os principais anseios apresentados.

A partir das discussões e propostas apresentadas, serão definidas ações prioritárias e estratégias para a área da saúde nos âmbitos Municipal, Estadual e Nacional. Foram designados os delegados, com direito a voz e voto para defender as propostas, sendo o grupo formado por representantes da sociedade civil, profissionais de saúde e gestão/prestadores de serviço.

As propostas selecionadas nesta Conferência seguem para a etapa Estadual e também serão apresentadas ao Executivo, para serem implementadas junto à sociedade, buscando a valorização do SUS e uma rede de saúde humanizada e de qualidade.

 

 

Por: Vida Diária/Ascom

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.