:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 2022 foi o ano com a menor ocorrência de óbitos no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, considerando o período entre 2013 e o referido ano. Em comparação com 2017 — que ocupa a primeira posição em quantidade anual de falecimentos na unidade, com 791 notificações —, 2022 teve uma redução de 29,4%, apresentando 558 casos. Confira gráfico abaixo:

GRÁFICO 1

A alta taxa de mortalidade em 2017 foi resultado de um aumento de 20,7% comparado com 2014 (que apresentou 655 mortes). Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio e pneumonia, por exemplo, foram algumas das principais causas de morte no Hospital Municipal do período em questão. Em 2022, contudo, houve uma redução expressiva. Veja:

Acidente Vascular Cerebral (AVC), não especificado como hemorrágico ou isquêmico
2017: 34
2022: 19
Redução percentual (%): 44

Infarto agudo do miocárdio não especificado
2017: 38
2022: 12
Redução percentual (%): 68

Pneumonia não especificada
2017: 39
2022: 17
Redução percentual (%): 56

A pandemia de COVID-19, por sua vez, exerceu forte influência no aumento de óbitos no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas entre os anos de 2020 e 2021. Com o desenvolvimento das vacinas e adoção de cuidados preventivos por parte da população, é possível verificar uma drástica redução de mortes em decorrência da doença em 2022, conforme gráfico abaixo:


GRÁFICO 2

“Sendo referência na região do Extremo Sul baiano, o Regional (como é conhecido) busca zelar pela vida de todos os pacientes assistidos, sendo moradores de Teixeira de Freitas ou das demais cidades da região, aliando recursos tecnológicos modernos e uma equipe multiprofissional extremamente capacitada”, explica Gunter Saboya, diretor administrativo da unidade. Já o secretário de Saúde, Danilo Fernandes, ressalta que “a redução na taxa de mortalidade hospitalar nos ajuda a aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados no Regional, evitando a ocorrência de óbitos passíveis de prevenção”.

 

 

Por: Vida Diaria/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.