:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 11 de janeiro: A equipe do Vida Diária esteve, na manhã desta sexta-feira (10), na Câmara Municipal de Vereadores, acompanhando o evento de posse dos 10 novos conselheiros tutelares de Teixeira de Freitas para os próximos 04 anos. Inúmeras pessoas estiverem presentes nessa grande celebração, ainda mais se tratando de uma função tão essencial para o município.

 

Segundo Geovane Santana, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), “este evento é de conclusão, pois houve vários processos para a escolha dos 10 novos conselheiros tutelares de Teixeira de Freitas, em prol do direito da criança e do adolescente, defendendo os direitos humanos dessas pessoas que estão em situação de risco. Esses novos conselheiros passaram pela etapa de inscrição, eleição, provas e avaliação psicológica e, agora, a posse”.

 

Diante da importância do cargo, o presidente do conselho reafirmou que “eles trabalham através de denúncias, em que jovens e crianças têm os seus direitos garantidos por lei violentados, utilizando os mecanismos que o município tem para auxiliá-los, como a Assistência Social, CREAS e entidades de nossos órgãos que atuam no município (ONG PASPAS, Pestalozzi, Casa da Criança Renascer e muito mais). Todos essas entidades atuam em defesa da criança e da adolescência, possibilitando atividades, cursos e eventos que os motivam a estudar e ter mais consciência perante à sociedade. Para quem ter interesse em ser conselheiro, a eleição do conselho é realizada a cada 04 anos, portanto, os novos conselheiros assumem de 2020 a 2023. Além disso, precisam comprovar quem desempenhou um trabalho social, como em entidades e igrejas”.

 

Para Marcelo Santos Teixeira, conselheiro tutelar mais votado, “todas essas etapas são importantes porque para exercer essa essencial função precisa passar por um processo bastante criterioso. Tivemos etapa de análise de documentação, serviços prestados anteriormente na área da infância e juventude, provas de conhecimento, testes psicológicos, escolha popular (eleição) e a etapa de hoje coroa todo esse momento, autorizando esta equipe a iniciar esse trabalho de proteção da criança e do adolescente, conforme o estatuto da criança, o qual é cheio de direitos na teoria e precisa do Conselheiro Tutelar para colocar em prática a garantia desses direitos”, disse o conselheiro.

 

Boa sorte aos novos conselheiros tutelares de Teixeira de Freitas!

 

Por: Vida Diária / Robson Dias e Nadson Camargo

Fotos: Nadson Camargo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.