:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 09 de abril: A equipe do Vida Diária acompanhou de perto, na noite destq sexta-feira (08), a realização do primeiro evento voltado para gestores de escolas e faculdades particulares de Teixeira de Freitas. O evento foi realizado no Lord Hotel e idealizado pela Associação Comercial e Empresarial (ACE), em parceria com a FACEB e Sebrae, através do Projeto Empreender.

De acordo com Adriano Câmera, coordenador estadual do Empreender, “o grande fio condutor desse processo é a cultura de cooperação. Percebemos que no meio escolar tem muito o que fazer em termos de cooperação empresarial, não se exercita essa possibilidade de ações conjuntas com o objetivo de aumentar o seu poder de barganha. A abordagem será os principais problemas que eles passam no dia a dia, como inadimplência, corpo discente, falta de informação em contratar recursos com custos menores, dentre outros. Com isso, temos algumas vantagens em cooperar, como a inovação tecnológica, divisão de ações e tarefas e muitas outras políticas que possa desenvolver o espaço escolar. Aqui na Bahia fazemos esse trabalho de cooperação e parceria em educação há 21 anos”, disse Adriano.

Segundo Herriette Cedraz, superintendente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (FACEB), “esses 21 anos de Empreender na Bahia tem revelado grandes conquistas, atualmente estamos em pleno funcionamento em 15 municípios do estado, entre eles, Teixeira de Freitas. Então, estamos há uma semana visitando os municípios para atender as associações comerciais. Desde 1998, a realidade no sul do Brasil mudou com a cooperação e com o espírito associativo, e a Bahia abraçou essa causa”.

Herriette fala ainda sobre o poder transformador que o projeto pode fazer na vida do empreendedor. “Um exemplo bem simples do que o Empreender pode mudar na vida de uma pessoa: existe um grupo de mulheres empresárias que um dia recebeu a visita de uma jovem de 19 anos, a qual despertou o interesse em participar do grupo, a partir daí ela começou a perceber a necessidade de formalizar sua empresa, mesmo sendo uma pequena empreendedora. Com a pandemia, ela trouxe toda a família do interior e começou a trabalhar via delivery, bombou tanto que iniciou entregando os seus produtos através de carrinho de mão, atualmente, ela tem uma Toro na garagem de sua casa. Ou seja, o Empreender fez uma mudança drástica na vida dessa jovem empresária em apenas 02 anos”, nos contou a superintendente.

O Projeto Empreender atua em diversos setores, como, por exemplo, educação, comércio, agricultura, saúde, pequena indústria e muito mais.

Para Jessyluce Cardoso Reis, diretora responsável do Empreender em Teixeira e vice-presidente da ACE, “eu considero que o nosso objetivo foi atendido, evento muito bem representado pelos mantenedores das instituições privadas de ensino em Teixeira, de todos os níveis. De fato, demos um pontapé inicial para criar, através da ACE e do Projeto Empreender, o núcleo setorial da rede privada de ensino. A ideia desse núcleo é fortalecer o segmento empresarial de escolas privadas, o que é muito importante para a cidade”

Jessyluce relata também sobre como a instituição de ensino pode fazer parte do Empreender. “Tem um limite de participantes, ao todo 20 instituições, para fazer parte, a instituição que tiver interesse em fazer parte, é só entrar em contato com a ACE”.

Irmã Marcia Campos, diretora mantenedora do Colégio São João Evangelista, “eu achei muito importante e interessante, é uma forma de caminharmos diante de todos esses desafios e não nos sentirmos sós. Sabemos que podemos contar com suportes de pessoas competentes para nos direcionar nesses desafios do novo normal”.

Mais informações, procure a ACE, está localizada na Rua Adalgezira Pereira Araújo, 94 - Vila Vargas, Teixeira de Freitas – BA.

“Empreender, unir para crescer”


Por: Vida Diária/Mírian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.