:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Nos dias 27 a 29 de março ocorreu o I Seminário Internacional de Turismo Gastronômico, e o lançamento do Programa Nacional de Turismo Gastronômico contou com a presença de Maxsoely Brito, diretora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empresarial e Turismo, representando a cidade de Teixeira de Freitas. A diretora teixeirense foi uma das 100 convidadas em todo país a participar presencialmente do evento.

“Encantada com a proporção do evento, com a programação e com os temas importantíssimos abordados. Várias possibilidades para aplicarmos ao Festival Gastronômico Sabores de Teixeira foram apresentados no evento, assim como as tendências e oportunidades para o turismo gastronômico no país. Parabéns ao Ministério do Turismo e o Instituto Federal de Brasília pela iniciativa e que venha 2024”, pontuou Maxsoely.

O Seminário ocorreu em Paraty, no Rio de Janeiro e abordou as principais tendências e oportunidades que regem a gastronomia em todo o mundo, com o objetivo de desenvolver o segmento e efetivar a vocação do Brasil como destino de excelência. Durante três dias de evento, cerca de 30 palestrantes e outros expoentes do turismo gastronômico em nível nacional e internacional se reuniram na Casa da Cultura de Paraty (cidade que integra desde 2017, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO na categoria Gastronomia) para compartilhar experiências e inspirar gestores, pesquisadores, estudantes e profissionais da gastronomia.

O evento foi uma realização do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Organização das Nações UNESCO, com o apoio de diversos representantes como a prefeitura de Paraty, o IPHAN, o Ministério da Agricultura (MAPA), o SEBRAE, a Embrapa, dentre outros.

A programação do seminário contou com especialistas do segmento do Brasil e de outros países como a canadense e CEO da Culinary Tourism Alliance, Rebecca Mackenzie; e a diretora de cursos e mestrados da Faculdade de Gastronomia do Basque Culinary Center, na Espanha e Idoia Calleja, compartilhando suas experiências com os presentes, e que pôde também, ser acompanhada pelo canal no YouTube do IFB e, também, pelas redes sociais do MTur.

No evento foi apresentado também o turismo gastronômico como um dos maiores motivadores de viagens por todo o mundo, onde seu protagonismo vem aumentando a cada dia e considerando sua vantagem competitiva, cada vez mais cidades ao redor do mundo procuram se posicionar como destinos de gastronomia e direcionam suas estratégias para o desenvolvimento e para a promoção do turismo gastronômico.

Além disso, foram apresentados ainda alguns dados em que a gastronomia está como o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). E no Brasil, o segmento já movimenta cerca de R$ 250 bilhões anuais, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL). O Brasil também possui quatro cidades reconhecidas internacionalmente pela Unesco por conta da inovação na gastronomia: Paraty/RJ, Belo Horizonte/MG, Florianópolis/SC e Belém/PA.

 

Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.