:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!


Estamos no Janeiro Branco, campanha de cuidado e atenção com a saúde mental. E, quando falamos de bem-estar emocional, é comum pensarmos apenas nas questões da vida adulta. No entanto, é preciso ter atenção com o tema desde a infância.

“É preciso construir uma sociedade mais equilibrada emocionalmente, e isso só é possível se começarmos a derrubar os tabus e preconceitos com a saúde mental desde cedo”, destaca a especialista Dra. Andrea Ladislau

Segundo ela, é preciso levar conhecimento sobre o tema. Isto é, introduzir os cuidados e autocuidados com a mente e o corpo para as crianças, assim como são introduzidos esportes e outras atividades.

 

Cuidado na infância, impacto na vida adulta

Ter atenção com a saúde mental desde a infância não é à toa, pois o impacto se estende por toda a vida. Isso porque, segundo a profissional, a valorização da saúde mental das crianças é fundamental para termos adultos saudáveis e equilibrados emocionalmente. 

“O equilíbrio emocional das crianças, certamente, será um claro sinalizador de que na vida adulta ela terá muito mais coerência e clareza de seus sentimentos e de seus desejos”, diz a psicanalista. 

Por isso é tão importante desde cedo, estimular a criança a gerenciar suas emoções, ter autocontrole de seus sentimentos e verbalizar/externar o que sente. “Neste sentido, o Janeiro Branco é uma ótima oportunidade para introduzir o ensinamento sobre a saúde mental e as diversas questões relacionadas à psique”, afirma Andrea. 

 

Sinais de alerta para observar nos pequenos

A psicanalista destaca que algumas alterações comportamentais das crianças acionam o sinal de alerta demonstrando que algo está em desequilíbrio em sua saúde mental. Confira os sintomas para se ter mais atenção:

  • Ansiedade;
  • Depressão infantil;
  • Aceleração e hiperatividade acima do normal;
  • Inquietações;
  • Distúrbios de sono;
  • Alterações de humor neurótico;
  • Aumento de fobias, angústia, medo excessivo;
  • Choro sem explicação;
  • Alterações bruscas de humor;
  • Oscilação de apetite;
  • Irritabilidade;
  • Agressividade incomum;
  • Descontrole do sono;
  • Enurese (xixi na cama) constante. 

 

Como cuidar da saúde mental das crianças

A Dra. Andrea Ladislau revela que existem várias formas de cuidar da saúde mental dos pequenos e promover esse cuidado desde a infância. “Uma delas é através da abertura de diálogo que permita que eles percebam e identifiquem suas emoções e sentimentos e que tenham maior liberdade para expressar suas dores”, indica. 

Além disso, introduzir a terapia na rotina da criança também auxilia a lidar com sentimentos como: medo, angústia, raiva, insegurança, entre outros. “De forma que eles sejam esclarecidos, pontuados e que essa criança entenda sua importância e seu papel dentro do núcleo familiar a que ela está inserida”, explica a profissional. 

Esta também é uma forma de aumentar sua autoestima e propiciar a clareza para que ela consiga posicionar-se diante dos desafios da vida e das relações interpessoais que ainda vai desenvolver. “O equilíbrio emocional e o gerenciamento das emoções fazem parte do processo de amadurecimento infantil que é propiciado por uma saúde mental saudável”, reforça Andrea.

 

Por: Vida Diária/Saúde em dia

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.