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Sem infraestrutura e instrumentos para auxílio de pousos sob condições meteorológicas adversas, a Azul Linhas Aéreas suspendeu a venda de passagens para o Aeroporto Teixeira de Freitas, na Bahia, a partir de março de 2022.

O aeroporto não possui dois equipamentos importantes que, embora não coloque em risco as operações das aeronaves em condições normais, dificulta quando há mau tempo. Não existem procedimentos de pouso IFR (Condições Meteorológicas de voo por Instrumentos) e nem o PAPI, que é o Indicador de Ângulo de Aproximação Visual, que é um sistema de luzes situado na cabeceira para auxílio visual do piloto, não estão disponíveis no local.

De acordo com o Bahia de Valor, quando há formações e mau tempo na região, as aeronaves da Azul têm que desviar os voos para outros aeroportos ou então cancelar a operação por segurança. A companhia disse em nota que a decisão de suspender a venda das passagens no aeroporto é uma maneira de pedir às autoridades locais uma solicitação junto ao aeroporto para que haja adequação e certificação junto à ANAC, possibilitando que o local seja hábil a receber voos em todas as condições.

A companhia ainda entera que a segurança é seu maior objetivo e segue padrões rigorosos quanto às operações, e destaca a grande dificuldade quando condições adversas atingem o aeroporto diante da falta de infraestrutura.

“Esse é o caso de Teixeira de Freitas, onde a regularidade de nossos voos vem sendo comprometida. Não são raras as vezes em que precisamos cancelar ou alternar um avião, gerando altos custos para a empresa e para o próprio Cliente. Por isso tomamos a decisão de suspender as vendas até que essas melhorias e certificações aconteçam, o que permitirá, inclusive, que possamos melhorar nossa performance e até operar com aeronaves maiores, como Embraer”, destaca em nota Vitor Silva, gerente de planejamento de malha da Azul.

 

Por: Vida Diária/Aeroin

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